Desescolarização ou Homescholing?

Repetindo “ad nauseam“:

#Homescholing (escola em casa) NÃO é o mesmo que #Unschooling ( #Desescolarização #NãoEscolarização )

Na Wikipédia em português: “Unschooling, também chamado de desescolarização, é um dos métodos do ensino doméstico ou ensino domiciliar. É um movimento contrário à ideia de que adquirir conhecimento dentro da escola é a única maneira de chegar ao sucesso profissional.”

Eu colocaria: #Unschooling (em português #Desescolarização ou #NãoEscolarização ) é um dos métodos de adquirir conhecimento ( ou seja, #aprendizagem), para crianças, adolescentes e adultos que não considera imprescindível estar fisicamente dentro de uma escola para se adquirir conhecimento formal. Mas presupõe, ao contrário do #Homescholing (escola em casa), que todo este processo necessariamente tem que estar sendo realizado dentro de uma comunidade de aprendizagem (e de experimentação, já que se estaria vivenciando a aprendizagem e a construção de um corpo de conhecimentos).

Então, de novo: #Homescholing (escola em casa) NÃO é o mesmo que #Unschooling ( #Desescolarização #NãoEscolarização ), inclusive porque seus pressupostos são DIFERENTES.

.

Deixe uma resposta