Homo sapiens e Homo misericordia

 

Li ontem, dia 20 de junho de 2018, um texto do Alex Bretas[1] no Medium, falando de várias coisas e entrelaçando a aprendizagem, o ser humano e alguns autores escolhidos por ele para uma reflexão muito interessante (recomendo a leitura[2]), e em certa altura do texto ele cita o Homo sapiens.

Eu li o texto e fiquei pensando no humano, na pessoa e em empreendedorismo.

Sapiens supõe um humano sábio. Poucos o são e nem ouso me incluir neste grupo.

Temos muito conhecimento e muita informação, mas temos pouca sabedoria. Temos erudição, mas pouca articulação sobre, entre e com os frutos desta erudição.

E continuei pensando, agora em empreendedorismo servidor, um empreendedorismo em que você atua no mundo com o que você pode e quer, mas que tem como pressuposto importante o autoconhecer e nunca mais sair deste caminho de autoconhecimento. E onde se deve, e este é um “pulo do gato” interessante, exercer a autocompaixão com profundidade.

Para isso, então deverá ser um humano, pessoa, com compaixão.

E como sapiens é uma palavra latina, fui pesquisar no Google Translator qual seria a forma latina de compaixão e a achei, misericordia.

Devemos evoluir.

Devemos fazer um empreendedorismo de vida que contemple a si mesmo, o outro, os outros, nós. Sabemos demais, mas entendemos pouco.

Precisamos nos tornar Homo misericórdia.

…………………………………………………………………………………………………………………………..

Este texto faz parte de uma série de textos que começo agora a publicar e que são reflexões minhas sobre a comunidade que estou participando – Comunidade de práticas e aprendizagens Novas Economias – Oniversidade, que acontecerá durante os anos de 2018 e 2019. A publicação destes textos ocorrerá em múltiplas plataformas: estarão armazenados em alguns sites meus, mas todos estarão também publicados no Medium[3].

Vejam mais sobre ela aqui:  https://www.catarse.me/novaseconomias

…………………………………………………………………………………………………………………………….

[1] https://medium.com/@alexbretas11

[2] https://medium.com/@alexbretas11/o-que-aprendi-com-maturana-sobre-educa%C3%A7%C3%A3o-e-sobre-a-vida-4dc3964a3027

[3] https://medium.com/@mariathebr

 

Deixe uma resposta